quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mais sobre o filme "Os Vingadores"

O filme “Os Vingadores” estreia nesta sexta-feira (com pré-estreia hoje, meia-noite) em mais de 900 salas espalhadas pelo Brasil. A superprodução Marvel/Disney, que reúne vários super-heróis dos quadrinhos, deve levar uma multidão de fãs aos cinemas. Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Incrível Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) estão no elenco. A direção é de Joss Whedon.
“Os Vingadores” tem tudo que se pode esperar de um filme com os maiores heróis da editora de  quadrinhos - muita ação, efeitos especiais caprichados e sequências de luta a rodo, com direito a cenas de destruição em Nova York e até referências ao 11 de Setembro - em especial aos policiais e bombeiros da cidade.

A reunião dos heróis é o ponto alto da empreitada de construção de um cenário cinematográfico para os personagens da Marvel, iniciada quando a editora produziu “O Homem de Ferro” (2008), primeiro filme inteiramente financiado pelos estúdios criados pela Marvel.

Cada novo filme introduzia personagens que seriam resgatados na próxima produção, criando um universo repleto de interligações: a presença da S.H.I.E.L.D. é prenunciada pela aparição de Nick Fury (Samuel L. Jackson) em “Homem de Ferro”; Tony Stark faz uma ponta em “Hulk” (2008); o martelo de Thor é encontrado no final de “Homem de Ferro 2” (2010); o cientista Erik Selvig (Stellan Skarsgard) menciona Bruce Banner (alterego do Hulk) em “Thor” (2011); em “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011), Steve Rogers conhece o pai do Homem de Ferro e a arma secreta do vilão do filme, tem ligação com uma relíquia guardada no reino de Thor - e terá papel importante em “Os Vingadores” - entre outras.

Esse universo é ao mesmo tempo a força e a fraqueza de “Os Vingadores” - enquanto os espectadores que viram todos os filmes da Marvel vão se divertir bastante reconhecendo as ligações e referências. A parcela do público que entra em contato com os personagens pela primeira vez pode ficar bastante confusa. Não é preciso conhecer os quadrinhos. Mas não ter assistido aos outros filmes pode tirar muito da graça.

A nova produção da Marvel gasta pouco tempo em explicar a origem dos heróis para um público “virgem” e, como o conflito principal diz respeito à relação entre Thor, isto pode ser um problema, especialmente para quem não viu o filme sobre o semideus. Se você é uma dessas pessoas, é recomendável que você veja os outros fi lmes antes deste. No entanto, a presença de Robert Downey Jr. assegura a volta do humor ácido que fi cou de fora em “Thor” e “Capitão América”.

A direção até tenta dar peso semelhante a todos os heróis, mas Downey rouba a cena, favorecido por um roteiro que lhe deixa com as melhores piadas e sacadas, com direito a uma entrada triunfal na aeronave em que os Vingadores se reúnem, ao som de sua música tema, “Shoot to Thrill”, do AC/DC.

Referências pop também não faltam no filme: o quadrinista Stan Lee faz uma pequena participação, “O Senhor dos Anéis” é lembrado quando o Homem de Ferro chama o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) de Legolas, e até o Capitão América, que ficou congelado por 70 anos, tem seu momento quando alguém finalmente solta uma referência de sua época - os “macacos voadores” de “O Mágico de Oz” (1939). E não é preciso dizer que, não custa nada você esperar um pouquinho só o desenrolar dos créditos finais, para assistir a uma cena que vai deixar os fãs Marvel eufóricos.
Texto: O correio do povo.

Um comentário:

  1. Acho que vou assistir a esse filme na segunda com o meu namorado e um amigo dele.. estou bastante ansiosa porque eu adoro filmes, histórias em quadrinhos e afins sobre super-heróis ;))

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir